Minha casa, Minha vida
7 de julho de 2025
O Minha Casa, Minha Vida, programa federal de habitação responsável por impulsionar projetos de moradia no setor de construção civil, registrou em 2024 o maior número de contratos para imóveis usados na história do programa.
De acordo com dados do Ministério das Cidades, compilados por Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos de Construção do FGV IBRE, das 583 mil unidades financiadas no ano passado, 427,9 mil são novas e 155,1 mil são usadas – 27% do total. As informações foram trazidas em reportagem do portal g1.
A alternativa oferece mais possibilidades aos compradores, mas os representantes do setor ressaltam a importância de estabelecer diretrizes que priorizem ou favoreçam a venda de novos imóveis.
Nosso sócio Matheus Cavalcanti destaca um ponto essencial para a análise do mercado: o papel estratégico das construtoras na política habitacional brasileira. “Mais do que levantar paredes, as empresas do setor constroem desenvolvimento urbano, fomentam inovação tecnológica, contribuem para a regularização fundiária e ampliam o acesso à moradia formal”, afirma.